16 de julho de 2009

não autorizada, via msn


Jota diz:

as pessoas acreditam nos psicólogos?
Patrícia diz:
claro, por que não? e por que não deveriam confiar?
Jota diz:
é que já ouvi algumas pessoas comentando, tipo " ah, mas o psicólogo não resolveu meu problema''
Patrícia diz:
é que as pessoas querem resultados imediatos, não entendem que cada um é singular com caracteristicas diferentes. As pessoas querem receita de bolo. Pensam que somo mágicos, que vamos resolver os problemas delas de um dia para o outro. Mas, não enxergam que, muitas das vezes, os seus problemas não se resolvem por culpa delas mesmas, que não conseguem enxergar o óbvio, mesmo nós psicólogos orientando e mostrando os caminhos para a melhora. É muito complicado...
Jota diz:
você está dizendo que as pessoas têm dificuldade de enfrentar a verdade?
Patrícia diz:
isso mesmo, muita dificuldade, aí fica um impasse, e não conseguem resolver os seus problemas. Aí é mais fácil culpar os psicólogos. É a fuga da realidade e transferência da culpa de ser incapaz em resolver seu próprio problema. É bem menos doloroso quando transferimos a responsabilidade de algo para alguém.
Jota diz:
a maioria de seus pacientes resolvem?
Patrícia diz:
sim, por que não? O meu trabalho é mostrar onde estão errando, e mostro mesmo, mesmo que seja doloroso para a pessoa. Quando alguem começa uma terapia, nos primeiros encontros já digo que irão me amar e me odiar ao mesmo tempo. Às vezes falo coisas que a pessoa não quer ouvir, porque pensa que não está preparada, mas no fundo todos estamos preparados para ouvir aquilo que queremos. É só trabalhar um pouco isso na cabeça.
Jota diz:
acho que as pessoas confundem o papel do psicólogo com o do médico. Vão ao médíco, recebem uma receita, vão à farmácia e pronto.
Patrícia diz:
justamente. Não possuimos fórmulas nem receitas. Mas...............fazer o que...faz parte
Jota diz:
existem problemas dificeis ou pessoas dificeis?
Patrícia diz:
com certeza pessoas. Os problemas são elas que complicam.

2 comentários:

Fábio disse...

De qualquer forma, acho que para resolver certos problemas as pessoas nem precisariam de psicólogos. Mas os procuram porque querem "soluções fáceis" e acham que vão obtê-las. Fica complicado.

Por outro lado, tem gente que precisa de ajuda especializada, mas não procura.

josue mendonca disse...

concordo Fábio