1 de setembro de 2009

dois pontos

A terra gira em torno do sol assim como eu acredito que meus neurônios girem em torno de alguma coisa dentro de minha cabeça. Pensar pra mim é assim. Fico tonto e dá até dor de barriga. Tv, internet, jornal, professor, chefe, vizinho, irmã, mãe, cachorro, sobrinha, deputado, Jornal Nacional, Rede Record, msn, blogs, English, buzu, engarrafamento, chuva, sapato, compromisso, cliente, papel...Como um espermatozóide conseguiu se transformar em algo certamente complexo que consegue assimilar e processar tudo isso? Ultimamente venho pensando que um homem deve ter um objetivo, e nada mais. A vida como dois pontos, o de partida e o de chegada, com as filosofias devidamente guardadas na estante. Não me importa Descartes, se o pensamento está dentro ou fora, mas que chegue a algum lugar. As coisas por aqui precisam fluir, como as águas do mar. Talvez fosse melhor que a espécie humana fosse feito aqueles outros animais que não pensam. Ou, um simples vegetal. Como tudo seria tão harmonioso. Homem pensante, quão erráticos são teus pensamentos! Do lado de fora da janela, falsas polêmicas, problemas fictícios, um tal de joga o barro pra ver se cola. A barriga cheia de demagogia, a boca cheia de retórica, as mãos...ah...as mãos...me desculpem os misericodiosos, essa pedra eu atirarei.
Que direi aos alienígenas sobre esse admirável planeta azul? Vamos plantar uma sementinha de esperança. Regue, cuide, proteja. Quanta estupidez.

2 comentários:

JAIRCLOPES disse...

Belo Texto, só não concordo com "outros animais que não pensam". Quem diz que os outros animais não pensam somos nós. Alguém já tentou perguntar aos animais o que eles estão pensando. Só achamos que somos os únicos animais inteligentes porque julgamos os outros pelos nossos critérios.

josue mendonca disse...

Jair, obrigado pela vista.
é...acho que eles devem pensar, e pensar bem melhor que agente..

sua colocação me fez lembrar de alguém (não lembro agora) que falou que a natureza tem consciência (acho que foi Joseph Campbell). acredito nisso. e como é bela essa consciência ou esse pensamento desses seres não humanos...

um abraço