8 de setembro de 2009

futuro de sabão

O governo brasileiro anunciou nessa segunda-feira que irá comprar uma barra de sabão amarelo e dividi-lo ao meio. Sobre cada banda, será fixado um prego banhado a ouro, 3 cm cada. uma banda será colocada numa reserva indígena, voltada para o nascer do sol. a outra, será guardada numa caixa de sapatos embaixo da cama da primeira-dama. as barras não serão tocadas durante 258 dias. ficarão ali, em pleno repouso. passado esse período, as barras serão transportas para um outro ambiente onde será verificado o efeito da gravidade sobre os pregos. ou seja, se buscará saber se houve afundamento ou não dos pregos e, em caso positivo, em que medida. após esse experimento, serão realizados mais 200 da mesma natureza, com períodos de repouso diferentes, num espaço de tempo total de 25 anos. a partir desses experimentos será possível obter dados mais precisos sobre o movimento dos pregos em barras de sabão. estudos feito esses são importantes porque o movimento dos pregos nessas condições está intimamente ligado ao crescimento econômico do país, à geração de empregos e, consequentemente, a aspectos como a dívida pública, juros, câmbio, balança comercial, superávit fiscal, desmatamento da mata atlântica e o pré-sal. as informações oriundas dos experimentos permitirão, assim, que se enxegue com mais clareza e fidelidade os diversos aspectos de nossa realidade econômica. Para se chegar a tais resultados será necessário um investimento de R$ 50 bilhões. Esses recursos serão garantidos após aprovação do projeto de lei que aumentará a carga tributária para o equivalente a 100% do PIB. Pesquisa que mede a popularidade do presidente, feita após anúncio do projeto de lei, indica que houve ganho para a imagem presidencial. A população nas ruas está confiante, porque acredita que haverá retorno no futuro em termos de saúde, emprego e educação.
Analistas independentes temem que o investimento seja alto demais. Físicos dos quatro cantos do planeta se pronunciaram, afirmando categoricamente que não existe no campo da Física conhecimento algum de que o afundamento de um prego na barra de sabão afeta o crescimento econômico de um país, ou qualquer outro aspecto econômico. Um dos físicos, chegou a classificar a série de experimentos com um "aspecto interessante do folclore brasileiro". Outros, mais duros, classificaram como um "verdadeiro desatino", "um projeto insano das autoridades brasileiras", um "ultraje à ciência", uma "anarquia política".
O governo brasileiro se defendeu, alegando que esses analistas não conhecem de perto a nossa realidade e que, por isso, seus comentários são meramente teóricos e superficiais. Um pesquisa realizada pelo Fantástico, juntamente com a opnião das platéias de Fautão e Gugu juntas, indicam que o povo, em sua maioria, apóia o governo.
Questionado sobre a relação entre as leis de física, que regulam o movimento dos pregos, e as leis econômicas, o deputado que apresentou o projeto de lei brincou com o jornalista, dizendo que há mais leis de física entre o povo e o congresso do que sonham os doutores mundo a fora.
A análise geral indica que o governo está confiante. Esse experimento, disse o deputado José, "representa a porta de entrada para um futuro brilhante de nosso país"

2 comentários:

Fábio disse...

Sensacional!!!

E, claro, os recursos para a realização das pesquisas serão coordenadas por José Dirceu, já que Fernando Collor ficou com o PAC e o Palocci com o pré-sal...

josue mendonca disse...

Fabio
eu acho que eu preferia ver "chuck o brinquedo assassino" a Collor no congresso nacional....
quanto ao pré-sal, espero que não se esqueçam que o petróleo é nosso (?)