28 de março de 2010

sonho

Todas as vezes em que penso no meu avô, lembro da cena em que estávamos voltando da igreja de carro e passamos ao lado da praça do Rosário. Um dos sonhos de meu avô era estar vivo na virado do ano 2000. E lá estávamos. A imagem que ficou na minha mente foi a dos olhos dele brilhando ao olhar para as luzes que rodeavam a praça e a igreja. Luzes pequenas, faiscantes que anunciavam um novo milênio. Como todo cristão, meu avô nutria a esperança de que na entrada do ano 2000 poderia haver um acontecimento muito importante como a volta de Cristo. No livro de Monteiro Lobato intitulado "História do mundo para as crianças" eu havia lido quando criança que na virada para o ano 1000 os cristãos europeus também nutriam essa expectativa. Bem, como todos sabemos, Cristo não voltou. Poucos anos depois, ele realizou o segundo sonho que era pegar no colo uma bisneta. Foi Beatriz. Um pouco mais à frente, meu avô faleceu. Vez por outra sonho com ele e são sonhos muito reais. Meu avô participou da 2ª guerra mundial. Uma vez, deu-me algumas moedas que trouxe da Itália, moedas de diversas nacionalidades. Quando falava da guerra se emocionava. Acho que meu avô foi um herói.

Nenhum comentário: