11 de fevereiro de 2010

enriquecido a 20%

Ultimamente ando meio preocupado porque o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, acordou mal intencionado e resolveu elevar a 20% o grau de enriquecimento do urânio. Igualmente preocupado estaria caso levasse o prêmio acumulado da mega sena desta semana. De uns sete anos pra cá, quando comecei a acompanhar mais de perto as notícias internacionais na internet, descobri o óbvio: afeta tanto a minha vida quanto o que um alienígena sonhou na noite passada em Marte. Caso eu some o tempo da net mais o tempo da tv, reforçamos a conclusão de que as notícias internacionais funcionam como um filme de comédia ou terror, ou um jogo de video game. Pra mim, não significa nada saber que 165 pessoas morreram por causa de uma tempestade de neve no Afeganistão. Embora eu imagine que um americano pularia da cadeira dando socos no ar e berrando: "morram malditos filhos de Bin Laden!" Claro que num mundo cada vez mais globalizado, o que acontece na China pode afetar uma empresa ou a economia de qualquer país no mundo. Mas não é a notícia de que Hu Jintao resolveu elevar a compra de ferro do Brasil que vai alterar o percurso de minha casa pro trabalho ou provocar qualquer outra mudança significativa na minha vida. É como se a internet fosse um terreno baldio na periferia da cidade onde o indivíduo vai e joga o que quer, quando o único propósito é apenas jogar. Virou brincadeira informar. Informar muito, o máximo que se pode, em vez de informar o que e como. É mais significativo pro brasileiro, creiam, saber que Beyonce declarou se sentir carioca do que ser informado de que o ministro da saúde da Venezuela resolveu renunciar. Pra mim, pouco importa se a Nasa está avaliando um ladrilho rachado na blindagem térmica e um anel de cerâmica solto no ônibus espacial Endeavour. Nesse constexo, seria mais interessante pra mim receber a notícia de que fui convidado para dar uma voltinha no ônibus espacial. Qualquer outra notícia, podem deletar.

2 comentários:

Daniel Caetano disse...

A única coisa que esse monte de informação influencia diretamente nas nossas vidas é que fica difícil achar o que nos interessa no meio de tanta tranqueira que é publicada.
E, no fim, o que de fato importa discutir, as notícias que interferem de verdade e diretamente no nosso dia-a-dia, são mal-e-mal cobertas... :/
Vai ver que notícia útil não dá ibope, sei lá. :P

Roy Frenkiel disse...

Eh por isso que nesses tempos de excesso de informacao o trabalho do consumidor da midia triplica. Precisa saber nao so onde procurar noticias, mas quais noticiais procurar.

Abraxao

RF