4 de março de 2009

Teoria 1 Engenheiros do Havaí e a bolha imobiliária

dizia minha professora de empreendedorismo que camêlo sempre se antecipa às tendências. Eu diria mais: camelô é meio psicólogo e economista. Vejamos: O que a crise financeira mundial tem a ver com a volta dos morto-vivos Engenheiros do Hawaii ? Simples: a iminência de um possível quadro de depressão coletiva, pré-diagnoticado a tempo pelos camelôs que já apresentaram a solução sonora: ouvir E. do Hawaii. Não foi à toa que em 2002, Daniel Kahneman, psicólogo israelense, ganhou o prêmio Nobel de Economia por suas pesquisas a respeito do comportamento econômico, quando defendeu que nossa condição psicológica, e não apenas a racionalidade, afeta a economia. Ele falou em "viéses psicológicos” para definir as diversas formas como nossos sentimentos e valores, por exemplo, inteferem no funcionamento da economia. Bem, isso os camelôs sempre souberam, por isso, hoje eles colocam E. do Hawaii todo dia pra tocar nos pontos de ônibus. A lógica é simples: a crise tá aí, o dinheiro tá sumindo, o povo tá meio deprê, então vamos cantar: '' aonde leva essa loucura?Qual é a lógica do sistema?''
Pra quem cresceu nos anos 80, cantar E. do Hawaii era, muitas vezes, como cuspir na bandeira americana e mandar os caras pra aquele lugar. Agora, diante do caos novamente provocado pela maior potência mundial, nada melhor que reviver sonoramente aquele sentimento de indignação contra o modo predatório e irresponsável de viver do americano. Mas isso nem sempre é uma atitude consciente, claro. Talvez sejam sensações, lembranças, associações que nem percebemos, mas camelô que é camelô já teve aula com Freud. Não se admire: ponto de ônibus é lugar de terapia e lavagem cerebral. Eles fazem sempre uma análise do perfil do público naquele momento e colocam a música ''certa'', de acordo com a cara que fazemos quando olhamos pra eles.
Economia comportamental? Isso eles já nasceram sabendo.

4 comentários:

KS Nei disse...

Yes, E do H está para o BRock 80' assim como Calcinha Preta está para Chico e Jobim compondo Sabiá.

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

É Josué, O Papa é Pop...rs
Não sei se sua teoria tem fundamento, só sei que semana retrasad, eu fui para o trabalho ouvindo o Acústco do Engenheiros no meu celular.

Abraços!!!

Anônimo disse...

Olá, boa tarde!
Meu nome é Patrícia e represento a empresa Zymboo.com.
Gostamos muito do seu blog e gostaríamos de convidá-lo a publicar seus textos em nosso Espaço Literário.
Com isso, você poderá aumentar as visualizações de seu blog e ter seus textos publicados em um grande portal da Internet (www.zymboo.com).
Basta que nos envie seus textos e os publicaremos na Zymboo juntamente com seu nome e a URL do seu blog.
Escreva-nos: espacoliterario@zymboo-inc.com 
 

Chantinon disse...

Os camêlos por aqui... Sei não... Eles também me trazem depressão, mas é com Funk, axé e forró de putaria. Quem dera fosse Eng. do Hawaii.
É bom ter alguém para culpar. Podemos jogar tudo nas costas dos EUA, mas adivinha quem não para de imitar eles?
(E conseguimos piorar)