29 de novembro de 2008

pergunte ao oráculo

No meu tempo de criança, as pessoas perguntavam 'o que é a vida?' aos pais, aos gregos, a si mesmo, ao líder religioso, ao cacique, ao pai de santo, aos deuses..e por aí vai. Hoje, nada melhor que o Google. O Google sabe coisas como o que seu filho vai comprar no Amazon, quando ele tiver 14 anos, antes mesmo dele já ter nascido. O Google també sabe do que você gosta, por onde você anda, com quem você conversa e sobre o que, pra onde você vai, de onde você veio, o que você procura, o que você resolveu deletar, quem você gostaria de pegar, quem você gostaria de matar, seu signo, idade, sexo, nacionalidade, email, orkut, endereço, o valor de sua fatura de cartão de crédito, sua profissão, onde você estuda, seu anjo da guarda, quem você foi na última encarnação, o que você quis ser quando crescesse...enfim, podemos dizer que o Google sabe infinitamente sobre tudo. Saber 'o que é a vida' é básico.
Bem, digitei 'vida' no buscador e a primeira coisa que me apareceu foi o link para o wikipedia. Chegando lá, encontrei algumas definições (ninguém nunca tem certeza) após alguns arrodeios do sujeito que escreveu aquilo ali. Dentre as que achei mais legais, considera-se que a vida é:

um"fenômeno que anima a matéria" (se você não está animado, considere-se morto)

"um sistema autopoiético (que se gera a si próprio) de base aquosa, limites lipoproteicos, metabolismo de carbono, replicação mediante ácidos nucleicos e regulação proteica, um sistema de retornos negativos inferiores subordinados a um retorno positivo superior " (dá pra repetir?)

um sistema de auto-canibalismo altamente organizado naturalmente emergente de condições comuns em corpos planetários consistindo numa população de replicadores passíveis de mutação em redor dos quais evoluiu um organismo de metabolismo homeostático que protege os replicadores e os auxilia na sua reprodução" (anh?)

"um sistema que reduz localmente a entropia mediante um fluxo de energia" (ah, energia, isso eu já sabia..)

ah, é importante destacar também que, segundo o mesmo site, 'as estrelas também poderiam ser consideradas seres vivos, por motivos semelhantes aos do fungo'. (anote isso)

e também que "o fogo não está vivo, pois liberta toda a energia oxidativa do seu combustível sob a forma de calor." (se morto já esquenta assim, imagine se estivesse vivo)

Mais alguma pergunta?

7 comentários:

Marco Yamamoto disse...

Eu tenho a impressão de que existem dúvidas que quanto mais procuramos esclarecer, mais confusos ficamos.

Se o Google e a Wikipédia nos deixam assim, imagine se procuramos um guru espiritual picareta? É perda de dinheiro, tempo e até da vida que tentamos decifrar. Tim Jones não me deixa negar...

Fernanda disse...

texto ficou engraçado e totalmente real,hoje acho que todos quando temos uma dúvida perguntamos ao google.=)

taís disse...

"Hoje, nada melhor que o Google."

G-E-N-I-A-L.

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Eu tenho medo do Google. Agora ogoogle Crhones, virá substituindo o Windows em alguns computadores. Outro dia eu estva discutindo com meu amigo sobre o o poder que o google tem, no próprio orkut, tem um programa que você pode localizar onde estão seus amigos, como se fosse um GPS. Eu acredito nesse lance de teoria da comspiração. Com o orkut e o MySpce, eles tem livre acesso a qualquer individuo, que relata sua vida, pensando que está fazendo parte de uma inocente rede social, para interagir com seus amigos...


http://hdebarbamalfeita.blogspot.com/

Chantinon disse...

Infelizmente trabalho com tecnologia, e minha grande dúvida (A grande dúvida) é saber se estamos vivos, ou se as maquinas já dominaram o mundo. Não percebemos, mas a matrix já é uma realidade.

Lê Stabiili disse...

rsrsrsrs!!!!
Olha....qtas definições "lindas", para a vida!
rsrsrs!!!
Mew...eu te falo, o google não me satisfaz tanto viu....às vezes não acho o que eu preciso....engraçado é que isso acontece exatamente SEMPRE QUE EU PRECISO!!!
Coisas da vida!!
Muito bacana o texto!!!
Eu ganhei um selo destes de blog..e estou repassando ele ao seu!!
Está lá em minha página!

Abração....Boa semana!

mandy disse...

acho que todo mundo se pergunta pra quê estamos aqui.
e ninguém achou uma resposta muito convicta; alguns podem a achar na fé, outros apenas desistem de descobrir e deixam esse ponto tão importante de lado.
eu ainda busco essa famosa pergunta: 'o que é vida?'
adorei mesmo o texto.
humor bem medido =)