29 de julho de 2008

Hoje só vai ter bagaceira

É comum alguns apresentadores de tv falarem que a relação público-tv é muito íntima, pois quando começa a transmissão, é com se eles estivessem dentro de nossas casas. O que mais me tem causado repugnância nos últimos meses é o fato de certos programas acharem que minha casa é necrotério ou coisa parecida. Logo no horário de almoço começam as cenas de horror. O foco é sempre cenas chocantes, seja de morte ou de miséria da população. Tem um apresentador que há um tempo atrás começava o programa com a eufórica frase: “hoje só vai ter bagaceira!”. Reparem bem na construção e conteúdo da frase. Nada mais emblemático. Se você estiver com o prato na sala, é provável que você vomite ou, no mínimo, perca o apetite. O pior é que hoje em dia a concorrência está acirrada, de modo que, ainda que você corra num ato de desespero e pegue o controle remoto para mudar de canal, o máximo que vai conseguir é cair dentro de um presídio, numa favela, no meio de um tiroteio, num atropelamento, em cima de um cadáver ou coisa do gênero. Se filmes adultos transformam sexo em pornografia, esses programas, seguindo o mesmo parâmetro, transformam violência e miséria em imagens que querem traduzir uma espécie de “realidade nua e crua”, sem necessidade alguma, mostrando o buraco que ninguém quer ver, pelo menos a maioria, creio eu, principalmente quando este é, justamente, o assunto central que domina todo o programa. Se o que uma emissora tem a me oferecer é um cadáver ao molho pardo na hora do almoço, sinto comunicar-lhe que, se depender de mim, seu Ibop vai ser enterrado vivo.

Um comentário:

Chantinon disse...

Isso é um dos maiores problemas sociais da historia do mundo. Importamos isso dos EUA. Onde o povo é levado a ter medo, e ficar alienado com o fato de ser meramente espectador. Como se o mundo não fosse real, como se ao nosso lado não existissem favelas ou violência.
Juntando esse post com o seu de hoje (síndrome do peixa afogado) eu me pergunto... pq nenhuma emissora tenta mudar, revolucionar. Tenho certeza quem um programa sobre ecologia com imagens bonitas daria muito mais audiência que cadaveres e apresentadores idiotas.
Mas parece que o mundo não é só carente de criatividade, mas de lógica também.