31 de março de 2010

nobre arte

Moça envia curriculum com o seguinte objetivo:

"Desenvolver possibilidades sumárias de interação com pessoas, atuando significativamente na nobre arte do bem-entender, com presteza e pró-atuação em prol da plena satisfação de necessidades."

Isso é o que dá essa mania de copiar e colar.

28 de março de 2010

paredão

E hoje me pergunto se aquelas crianças que vivem nas ruas e aquelas outras que morreram por falta de leito nos hospitais do Maranhão fazem parte de algum Big Brother.
Possivelmente um big brother onde não há paredão.

indefinição

Se hoje eu pudesse definir a morte, eu a definiria com o substantivo



saudade

definição

Se hoje eu pudesse definir a vida, eu a definiria com o verbo

re cons
tru ir.

sonho

Todas as vezes em que penso no meu avô, lembro da cena em que estávamos voltando da igreja de carro e passamos ao lado da praça do Rosário. Um dos sonhos de meu avô era estar vivo na virado do ano 2000. E lá estávamos. A imagem que ficou na minha mente foi a dos olhos dele brilhando ao olhar para as luzes que rodeavam a praça e a igreja. Luzes pequenas, faiscantes que anunciavam um novo milênio. Como todo cristão, meu avô nutria a esperança de que na entrada do ano 2000 poderia haver um acontecimento muito importante como a volta de Cristo. No livro de Monteiro Lobato intitulado "História do mundo para as crianças" eu havia lido quando criança que na virada para o ano 1000 os cristãos europeus também nutriam essa expectativa. Bem, como todos sabemos, Cristo não voltou. Poucos anos depois, ele realizou o segundo sonho que era pegar no colo uma bisneta. Foi Beatriz. Um pouco mais à frente, meu avô faleceu. Vez por outra sonho com ele e são sonhos muito reais. Meu avô participou da 2ª guerra mundial. Uma vez, deu-me algumas moedas que trouxe da Itália, moedas de diversas nacionalidades. Quando falava da guerra se emocionava. Acho que meu avô foi um herói.

26 de março de 2010

Newspapers

Num artigo publicado no New York Times, dia 17.03, sobre a crise que o jornal impresso enfrenta devido aos avanços tecnológicos, lia-se que:

"... the public has also become disillusioned with the content supplied by a journalistic elite that has lost credibility. Newspapers are increasingly seen as politically biased and uninterested in the needs of their readers..."

alguma semelhança com os jornais brasileiros?

24 de março de 2010

forever young

e agora, aqueles meus anos 80 antes tão próximos de mim, grudados às minhas mãos como barro na mão de criança, já tomam certa distância e me parecem um tanto longe.

E a cada vez que ouço essa música, mais distante eles ficam, e menos eternamente jovem fico eu.

forever young... aqui

21 de março de 2010

colação

Minha colação de grau foi sexta-feira, mais precisamente, antes de ontem.
Não foi tanto minha porque não compareci ao evento.
Eu precisava resolver uma pendência na faculdade. Não resolvi. Deixa pro próximo semestre. Não senti falta. Não fiz questão.
Bem, mais um bacharel em Administração no mercado.
Pra que né?
Acho que era pra eu ter feito Letras.

ti

Nunca discuta com os caras da TI
1º eles não entendem você
2º se entendem, não irão te atender

notícia

Não tive tempo de ver quais foram as notícias importantes desse fim de semana.

Será que alguém importante morreu?

disk boot failure

passei algum tempo sem computador, alguns meses...
descobri que é possível continuar respirando, vendo, ouvindo e andando sem computador,

embora tenha sentido muita falta de apertar "ENTER" pra as coisas acontecerem.

aprendizado da noite: se aparece a mensagem "disk boot failure, insert system disk and press enter" é muito provável que seja um conflito entre o HDD e o drive de cd quebrado. Desconecte o drive de cd e reinstale o Windows.

boot é tipo um "empurrãozinho"

rock e estrelas

dica da madrugada:

é possível ouvir rock in roll olhando as estrelas de madrugada e se encantar ao mesmo tempo pelo rock e pelas estrelas.

para isso, é preciso desligar o computador.

workin man

estávamos no bar, um bar aqui próximo de casa.
eu emprestei a ele meu celular, 2 gigas de rock in roll, sem fones de ouvido, o que o fez esquecer o diálogo com a própria esposa. Perguntou -me logo: "tem Pearl Jam?" eu disse: "tem véi... e tem também led zeppelin, the clash, rush, deep purple, pink floyd..."
ele enconstou o celular no ouvido.
"Rock, não vem de fora, é de dentro pra fora", disse ele.
Eu, tentando racionalizar, perguntei: "é uma atitude?" ele disse: "é, você não ouve rock, é uma coisa que sai de dentro de você".

Era uma noite num bar de Salvador, em meio a pagode e axé, num tributo particular ao rock in roll.
músicas do tipo "workin man" madrugada a dentro

vida

sorria.
no fim, a vida possivelmente parecerá uma tragédia.

3 de março de 2010

os gregos e a informação

Era um tarde quarta feira, meio nublada, meio sufocante de calor. Foi quando resolvi listar aqui algumas das noticias que li nos últimos dias em alguns jornais online:

o terremoto no Chile deslocou o eixo da Terra, dizem cientistas da Naza.
EUA e Brasil têm visões diferentes sobre Irã
EUA descobrem que sofrem ataques cibernéticos originados em escolas chinesas
Petrobras adia licitação bilionária para obras no pré-sal
Google enfrenta censura na China
Cidade americana muda nome para Google
Canadá fica em primeiro lugar nas Jogos de Inverno de Vancouver
Dólar sofre alta após vários dias de queda
Sony anuncia falha no Playstation 3
FCC divulga que 93 milhões ou um terço dos americanos não tem conexão de internet de alta-velocidade em suas casas.
Google anuncia que vai testar em algums estados americanos conexão de internet com velocidade de 1 gigabyte por segundo!
Pesquisa revela que homens de q.i elevado são fiéis
Madona anuncia que quer comprar casa no Rio de Janeiro

Todas as vezes em que penso num conjunto de informações assim, meio ligadadas, meio disparatadas, lembro sempre daqueles que falam que é preciso "organizar o caos", ou pelo menos dá uma aparência de organização. Quando eu estava na faculdade, li uma vez que o papel do principal executivo de uma empresa era transmitir ao ambiente externo a imagem de estabilidade, coesão, organização. Ou seja, mesmo quando tudo estivesse uma bagunça infernal, as pessoas lá foram teriam que acreditar que tudo naquela empresa estava funcionando perfeitamente. Não existe, é claro, uma pessoa com o cargo de presidente do planeta terra, pra passar essa "imagem". Talvez, nem seja interesse de ninguém que houvesse uma pessoa pra essa finalidade, se admitirmos que o interesse é justamente o contrário: gerar o caos.
Alguns estudiosos já têm falado que vivemos na era da desinformação, justamente porque a informação em execesso, desconetada e fragmentada não gera no final nenhum conhecimento significativo, capaz de possibilitar uma compreensão mais ampla e sólida dos acontecimentos. Um estudo, se não me engado britânico (já citado em um outro post meu em alguma data que não estou com paciência e tempo pra procurar agora) falava que o cérebro demora algum tempo para formar um sentimento de moralidade. O problema é que devido à velocidade com que as informações são transmitidas, o indivíduo não teria tempo suficiente para formar esse tipo de sentimento. Exemplificando, se eu recebo a informação de que um adulto molestou sexualmente uma criança e, dois minutos após, já surge informações de que a Disney vai lançar um filme sobre o porquinho rosa perdido no pólo sul, a possibilidade de eu formar um sentimento moral duradouro é quase nula. Quando eu era adolescente o mundo parecia estático nos livros de história e geografia. Eram como paisagens eternas aquelas fotos da China, dos EUA dos Tigres Asiáticos. Era como se o mundo tivesse um sentido bem direcionado, pessoas definidas à frente desse processo e um público (por exemplo, os países de terceiro mundo). Atualmente, não só as mudanças econômicas, sociais e culturais ocorrem mais rápido, devido principalmente a questões tecnológicas, mas também, a velocidade das informações acabam contribuindo para que se crie uma sensação de um mundo mais revirado do que é de fato. Obviamente se tivermos tempo de pesquisar mais a fundo e juntar os pontos, formaremos um panorama mais coerente sobre uma dada realidade. Mas isso, pouco se faz. Pouco se encontra. A questão que me vem é: num mundo onde a informação tem um papel tão importante na construção da realidade social, como o conhecimento está sendo elaborado. Em outras palavras, perguntaremos à informação a mesma pergunta que os filósofos gregos faziam a respeito de si mesmos: "de onde vem, o que é e pra onde vai."